Cerimônia do Vade Mecum 2023

No dia 6 de junho de 2023, o Curso de Direito da Faculdade Santa Luzia realizou a CERIMÔNIA DO VADE MECUM, envolvendo os alunos do 1º, 3º e 5º períodos, professores, coordenadores, diretores e Diretor-Geral da Faculdade, Professor Luís Martins Machado, além dos pais, cônjuges, filhos e amigos dos alunos.

Estiveram presentes também, como convidados especiais, o Dr. Errico Ezequiel Finizola Caetano – Presidente da OAB Subseção Santa Inês – MA, o Dr. Gustavo Almeida, Coordenador do Procon de Pindaré-Mirim, e a palestrante da Cerimônia, a Dra. Fernanda Franklin da Costa Ramos, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Santa Inês do TRT da 16ª região e Mestra em Direito e Instituições do Sistema da Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que discursou sobre o tema “Escravidão como negativa plural de direitos”.

A cerimônia do Vade Mecum é um momento que marca a entrada dos alunos no Ensino Superior e no curso de Direito. É neste momento que buscamos promover a reflexão dos docentes e discentes para pensar na grande responsabilidade que é a de cuidar e lutar pela promoção da justiça. Assim, é de grande importância para os futuros profissionais assumirem publicamente o compromisso de prestigiar a profissão e exercê-la com dignidade e respeito ao ser humano, e aos princípios fundamentais inerentes de nossa Carta Magna.

Após o discurso da palestrante, os alunos foram chamados, um a um, para receber das mãos de seus padrinhos o seu respectivo Vade Mecum, com o devido registro de fotos.

Em seguida, os alunos fizeram o seguinte juramento:

“Ao trazer comigo este Vade Mecum, eu juro pela minha vida e pela honra, dedicar-me à academia, acreditando que portando o Vade Mecum serei instrumento de justiça, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana. Aplico desde já os ensinamentos trazidos pelos mestres, defendendo e buscando trazer justiça a todas as pessoas, sem distinção de classe social, povo, gênero ou poder aquisitivo. Por fim, declaro que este juramento é um compromisso solene, assumido de livre e espontânea vontade, e que o cumprirei fielmente em todas as situações em que o VADE MECUM e os valores éticos e morais da profissão se fizerem necessários. Assim, eu juro.”

Ao final da Cerimônia houve o sorteio de um livro e de dois Vade Mecum’s e o agradecimento do Coordenador do Curso de Direito, Professor Luís Claudio dos Santos Ribeiro, e do Diretor-Geral da Faculdade Santa Luzia, Professor Luís Martins Machado.