Menu fechado

Serviços oferecidos

Acesso livre à internet

Os usuários da biblioteca têm acesso livre à rede FSL2 por meio de senha fornecida pela instituição. Restringe-se o uso da internet para acesso às redes sociais e entre outros que não estejam vinculadas ao estímulo às práticas de estudo e pesquisas acadêmicas.

Serviços de Circulação de Materiais

Para o acervo físico, a BSMS oferece os serviços de:

  • consulta local;
  • empréstimo domiciliar (por 3 dias);
  • renovação (até 3 vezes consecutivas, exceto se houver alguma reserva);
  • devolução (exclusivamente na biblioteca);
  • reserva;
  • pagamento de multa para o livro não devolvido em data especificada (5 reais/dia de atraso).

Elaboração de Ficha catalográfica

A solicitação de Ficha Catalográfica poderá ser feita diretamente na biblioteca ou por e-mail (biblioteca@faculdadesantaluzia.edu.br) com o envio de informações básicas como: Nome(s) do autor(es); Título e subtítulo; Natureza do trabalho (TCC, monografia, tese, dissertação, livro, manuais, etc.); Número de páginas, Lugar (cidade) de publicação; Ano; Orientador(a); Palavras-chaves.

Emissão de Nada Consta

A emissão de Nada Consta será realizada para alunos que estão em fase conclusiva dos cursos de graduação oferecido pela Faculdade Santa Luzia. Deve-se apresentar a carteirinha da Biblioteca para a emissão do documento.

Ressalta-se que a solicitação definitiva do Nada Consta implicará no desvinculamento do aluno enquanto usuário dos serviços oferecidos pela biblioteca, como por exemplo o empréstimo de livros.

Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Empréstimo de Normas

É o serviço que apoia os usuários na aplicação das normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos, tais como artigos científicos, monografias, resumos, resenhas, fichamentos e relatórios técnicos, e ainda partes como folha de rosto, sumário, seções primárias e secundárias, listas de ilustrações e de siglas, citações, paginação e referências bibliográficas. Da mesma forma, é possível consultar as normas no ambiente da biblioteca.

Levantamento Bibliográfico

Atividade realizada pelo bibliotecário da instituição quando solicitado. O levantamento bibliográfico consiste na busca e recuperação por material bibliográfico em determinado tema ou área de interesse em que o usuário desejar. A solicitação pode ser feita na biblioteca ou por e-mail, e seu prazo máximo de envio é de 32 horas.

Treinamento no uso de Bases e Repositórios

A biblioteca possibilita ao corpo acadêmico um contato com ferramentas de pesquisa por meio de agendamentos para treinamento no uso de bases, repositórios e outros sites de pesquisa de interesse ao corpo discente e docente.

Os treinamentos visam familiarizar o aluno às diversas possibilidades de pesquisa através de sites confiáveis nas áreas de interesse, como repositórios institucionais, bibliotecas nacionais e internacionais, consórcios de bibliotecas e periódicos atualizados, e assim possibilitar à educação informacional do usuário-aluno.

O agendamento pode ser realizado por docentes para as turmas diretamente na BSMS através de preenchimento de formulário de solicitação. Para solicitações feitas por grupos de alunos, a quantidade mínima de alunos é de 15 pessoas.

Pular para o conteúdo